INCLUSÃO SOCIAL

INCLUSÃO SOCIAL

Saiba mais sobre o FAB LAB LIVRE SP para além das oficinas e do agendamento de projetos! 

Calendário 28/12/2023  
 

Foto ilustrativa FAB LAB LIVRE SP

 

A rede FAB LAB LIVRE SP, além de propor ser uma rede de conhecimento e inovação aberta, é também uma política de inclusão digital coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo.

A inclusão social na rede de laboratórios do FAB LAB LIVRE SP é desenvolvida por meio de projetos contínuos e capacitações em tecnologia de diferentes maneiras, que objetivam desde o letramento na cultura digital até a inclusão ou reinserção no mercado de trabalho.

Dentre os nossos projetos voltados às pessoas em vulnerabilidade social, atendemos:

  • Os jovens do Programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital – JTFD, que contempla até 432 beneficiários com a faixa etária de 16 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social e que recebem aproximadamente meio salário-mínimo de auxílio para conclusão do curso.

  • Beneficiários do Programa Operação Trabalho vinculados ao Programa Redenção, que propõe a reinserção social e capacitação profissional como estratégias para o tratamento de dependentes químicos que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas

  • Beneficiários do Instituto Jô Clemente, focado na assistência de pessoas com deficiência intelectual e rara. 

 

Juventude, trabalho e fabricação digital (JTFD)

 

Projeto JTFD


O programa Bolsa Trabalho:  Juventude, Trabalho e Fabricação Digital (JTFD), regido pela lei 13.841, de 7 de junho de 2004, é realizado em parceria entre as Secretarias Municipais de Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Direitos Humanos e Cidadania.  

As turmas são divididas por horário - manhã ou tarde – e por semestre - 1º ou 2º. Dentro do curso, os alunos têm contato com as áreas de tecnologia, fabricação digital, mundo do trabalho e direitos humanos e cidadania. Ao final da formação, os alunos estão capacitados a desenvolver um projeto de impacto social, que será apresentado em formato de estandes no dia da formatura.  

Em 2023, o número de vagas foram ampliadas de 216 para 432, expandindo o alcance da política. São atendidos jovens de 16 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões de São Paulo. Aqueles que apresentam presença mínima de 85% nas aulas recebem uma bolsa mensal de aproximadamente meio salário-mínimo. Além do critério de baixa renda, são destinados 36% das vagas a jovens em Medida Socioeducativa em Meio Aberto, Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) ou em Liberdade Assistida (LA) pela Fundação Casa.

Nas unidades da rede FAB LAB LIVRE SP, os jovens recebem capacitação técnica para uso dos maquinários presentes nos FAB LABs como Cortadora a Laser, Impressora e Scanner 3D, Corte e Costura, Fresadora CNC, além de ferramentas de marcenaria e diversos componentes eletrônicos.  

As atividades são de terças e quartas-feiras, com aulas híbridas às quintas-feiras para formação em direitos humanos e cidadania, diversidade e direito à cidade pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A bolsa auxílio é viabilizada mensalmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).        
 

Programa Redenção

 

Técnico e participantes - Projeto Redenção


O Programa Redenção, em parceria com os laboratórios da rede FAB LAB LIVRE SP, representa mais um esforço conjunto para enfrentar os desafios do uso abusivo de álcool e outras drogas e espera-se alcançar resultados ainda mais significativos, transformando vidas e construindo uma cidade com oportunidade para todos.  

A parceria é um projeto entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia por meio do Programa Fab Lab Livre SP e a Secretaria de Governo por meio do Programa Redenção. O objetivo é democratizar o acesso à fabricação digital de populações em vulnerabilidade, estimular a empregabilidade e o empreendedorismo nos laboratórios de fabricação digital.  

Em 2023, foram ofertadas 30 vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade vinculadas ao Programa Redenção (POT) na rede FAB LAB LIVRE SP. As aulas são oferecidas de quinta ou sextas, a depender da unidade, com oficinas de 4 horas de duração cada.  

Nesta parceria são oferecidas trilhas formativas visando a especialização em técnicas presentes nos laboratórios que possam ser revertidas para usos pessoais, renda ou própria comunidade e local de moradia dos atendidos.  

 

Instituto Jô Clemente 

 

Oficina do Instituto Jô Clemente

 

A parceria entre o Instituto Jô Clemente e a rede FAB LAB LIVRE SP tem por objetivo a inclusão social em fabricação digital de Pessoas com Deficiência Intelectual e Rara. Os encontros e capacitações são realizadas semanalmente com uma turma fixa de até 27 pessoas. Iniciou-se em abril de 2022, sendo ampliado em 2023, com a continuidade do atendimento para este público-alvo.  

As oficinas ocorrem às quintas-feiras à tarde na unidade do Fab Lab Centro Cultural São Paulo e são abordados diversas técnicas e ferramentas presentes nos laboratórios de fabricação digital como Corte a Laser, Scanner 3D, Serigrafia, Saboaria, Marcenaria, Sustentabilidade, entre outros.  

Só em 2023, foram ofertadas mais de 40 oficinas com 4 horas de duração e 05 oficinas de 12 horas divididos em três dias, em parceria com a turma do Instituto Jô Clemente. Durante os encontros foram produzidos mobiliários, brinquedos em MDF, bijuterias em acrílico, instrumentos, cosméticos e objetos diversos com introdução a diferentes metodologias de produção dividida em diferentes módulos.