Fabricação Digital: Troféu Prêmio Nelson Mandela

Temática
Design
Área de atuação
Design
Data
-
-
-
Inscrição
Duração do curso
Média
Objetivo

O curso "Fabricação Digital: Troféu Prêmio Nelson Mandela" tem como objetivo explorar diferentes designs de troféus a partir das técnicas de fabricação digital disponibilizadas pelo laboratório da rede FAB LAB LIVRE SP. As peças produzidas serão apresentadas à Coordenação de Promoção da Igualdade Racial na qual selecionará o design de troféu que serão entregues aos vencedores no evento de premiação, Nelson Mandela, da Cidade de São Paulo.

A luta de Nelson Mandela em prol da promoção da igualdade racial contra a segregação imposta pelo então regime sul-africano e a data de sua libertação, após 27 anos de clausura, serviram de inspiração para a criação do Prêmio Nelson Mandela, prevista pela Lei Nº 16.829, de 6 de fevereiro de 2018.

O Prêmio Nelson Mandela destaca três iniciativas comprometidas com os direitos da população negra e dos demais grupos étnico-raciais no município de São Paulo, realizadas por associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos ou artísticos, com atuação e sediados no município de São Paulo há mais de um ano.

Saiba mais em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/igualdade_racial/index.php?p=318498

Nas oficinas realizadas presencialmente na unidade do Fab Lab CC Penha poderão ser utilizados para prototipação: softwares livres para desenhos bidimensionais ou tridimensionais, impressoras 3D, máquina de corte a laser, ferramentas e componentes de eletrônica, além de técnicas manuais combinas a partir das máquinas de costura, ferramentas de marcenaria e técnicas de reciclagens dependendo do desenho e material escolhido.

As oficinas serão ministradas pelas técnicas de fabricação digital da unidade do FAB LAB CC  Penha. A equipe é capacitada para atender e orientar o desenvolvimento dos projetos e utilização das ferramentas e maquinários.

São, ao todo, 12 horas de duração que serão divididas em dois sábados. O primeiro dia, 24/06 das 10h às 19h com pausa de 1 hora para refeição, será destinado à idealização das peças (design thinking) e prototipagem do objeto através das técnicas e ferramentas oferecidas no laboratório. E um segundo dia, 01/07 das 10h às 14h, destinado à fabricação e finalização das peças.

No fim do curso é possível a emissão de certificados para concluintes com 100% de presença nas atividades.

A quem se destina?
Desejável conhecimento prévio em ferramentas digitais utilizadas na área de design, design de produto, arquitetura, artes visuais e correlatas.

Materiais
Não é necessário levar nenhum tipo de material para participação da oficina.

Responsável
Thayna Larissa Santiago Miguel