A ideia é criar um jogo de escape room de tabuleiro com uma temática futurística. Dentro do tabuleiro os jogadores encontrarão barreiras interativas, ou seja, desafios eletrônicos, que deverão ser solucionados para que eles abram a porta e prossigam o caminho. Cada jogador receberá no início da partida, um cartão pessoal, contendo a sua missão (secreta) para a partida, que é chegar até o fim de cor correspondente. Esse cartão possui um sensor NFC, que será utilizado para desbloquear o seu final surpresa.
O jogo é uma opção para estimular o intelectual fora das telas, a exploração por meio da curiosidade (por conta dos finais alternativos), e também promover a reflexão sobre os valores e a ética, em um futuro distópico. Também fortalece a conexão e a interação presencial entre as pessoas, que podem se reunir para jogar. E por último, é uma inovação, já que mistura o jogo de tabuleiro tradicional com componentes eletrônicos.
Este projeto está sendo desenvolvido por três estudantes do curso de Design, como parte da disciplina de Design de Interface. O grupo é responsável por toda a concepção, desenvolvimento e montagem do jogo, unindo conhecimentos de design físico, interação e tecnologia embarcada.
O jogo é um escape room de tabuleiro com temática futurista, no qual os jogadores percorrem caminhos com obstáculos e barreiras interativas com o objetivo de alcançar uma das quatro salas distribuídas no tabuleiro. Cada sala contém um desafio diferente, desenvolvido com Arduino.
Esses desafios eletrônicos precisam ser solucionados para permitir o avanço, desbloqueando o acesso à próxima etapa por meio da abertura de uma porta controlada por um servo motor.
Cada jogador inicia a partida com um cartão pessoal, que contém:
Uma missão secreta
Um chip NFC embutido
Ao final do percurso, o jogador utiliza esse cartão para desbloquear um final surpresa, determinado pela cor e missão atribuída no início da partida.
Materiais utilizados:
MDF e papel paraná: estrutura e construção do tabuleiro
Arduíno: controle dos desafios eletrônicos
Papel couché: Embalagem