Retratos do capitalismo de vigilância

Temática
Design
Área de atuação
Arte e criatividade
Data de publicação
29/07/2025 - 18:01
O que é?

O projeto que pretendo desenvolver é desenvolvimento da minha pesquisa artística. Pesquiso o uso do celular na arte e as influências do capitalismo de vigilância na sociedade. Esse trabalho artístico consiste em gravar a laser, em telas de celulares descartadas (vidro) os retratos dos trabalhadores de lojas de conserto de celular. Dessa forma, proponho uma reutilização das telas descartadas, propondo um olhar sobre como estamos hiperconcetades e além disso, proponho um olhar para pensar quem são esses trabalhadores e como se relacionam com o capitalismo de vigilância. A proposta é que sejam realizados 4 retratos de 4 pessoas diferentes. Cada retrato terá um dimensional diferente, planeja a gravação em apenas 1 tela de celular (13x7 cm área de impressão), outro retrato gravado em uma composição realizada em 4 telas e outros dois retratos em composição com área total de 80x60 cm (uma composição de aproximadamente 25 telas) . Em anexo uma simulação realizada pensando como ficaria a imagem.
Já realizei alguns testes de intensidade e velocidade em uma CNC Laser do SESC 24 de maio, que indica ser realizável a gravação.

Porque?

Esse projeto é desenvolvimento da minha pesquisa de mestrado na UNESP, onde busco trazer a importância de refletir sobre o uso do celular na atualidade e como podemos subverter o que é nomeado de capitalismo de vigilância. Gostaria de produzir o trabalho no FabLab pois, acredito na importância de articulação e realização dos trabalhos em espaços públicos, como forma de fortalecimento dos espaços, além de ter sido indicado o FabLab, em específico a do Centro Cultural São Paulo, pelo conhecimento e acesso das técnicas do espaço.
Acredito que esse trabalho artístico é de interesse público, tanto pela temática quanto pelo desenvolvimento técnico realizado.

Quem?

Sou a Pitanga - Vitor Bárbara Vedovato - artista visual, performer, produtora cultural, educadora e pessoa não-binária. Tenho realizado trabalhos em diversas linguagens nas artes visuais que dialogam com o sentido mais amplo da tecnologia. Atualmente, sou mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela UNESP-SP, onde integro o Grupo Internacional e Interinstituciona de Pesquisa - GIIP e integro coletivos artísticos como o Grão, Lambeção Cool, Midiabretes e Sala 6. Como educadora, participo de corpas educativas de exposições onde realizo mediações e também realizo oficinas e cursos para instituições culturais como SESC, MASP, CULTSP e outros.

Como?

Inicialmente é ideal que realize testes, junto com as técnicas, quanto a possibilidade de realização do trabalho na CNC Laser do FABLAB. É ideal que possa desenvolver e assegurar que a gravação é possível de ser realizada. A partir dessa confirmação, seria interessante que pudesse voltar realizar os retratos a partir dos menores dimensionais até os maiores dimensionais. Promovendo uma especialização na técnica a cada produção.

Faça download do(s) arquivo(s)