A caixa de autorregulação sensorial e um recurso terapêutico e pedagógico no desenvolvimento da criança promovendo a autorregulação, é a capacidade de modular as próprias emoções e comportamentos para se adaptarem às demandas do ambiente. Pois a caixa tranquiliza na sobrecarga sensorial , inclusive nas emoções intensas.
Por que estimula variedades de sensor e acarreta no desenvolvimento de conforto e foco em momentos de crísis e panico ajudando a criança com diversos tipos de estimulo e no desenvolvimento verbal
São disponibilizadas para crianças tanto masculinos e femininos de 2 a 7 anos que ao nascer são diagnosticadas com autismo.
Quando uma pessoa se sente sobrecarregada por estímulos externos, ansiosa ou frustrada, ela pode usar os itens da caixa para direcionar sua atenção e acalmar o sistema nervoso. Os objetos oferecem diferentes tipos sensoriais (tátil, visual, auditivo, olfativo) para ajudar a organizar o cérebro e restaurar um estado de equilíbrio emocional e comportamental ou ate mesmo antecipando situações estressantes , como por exemplo : um recreio agitado .