Este projeto é resultado de uma pesquisa que venho desenvolvendo enquanto artista e educadora após a demolição da casa onde ficava meu ateliê.
Acompanhei a demolição da casa e recolhi todos os pedaços da escada que estruturava a casa. A partir dessa coleta, desenvolvi a primeira versão do jogo-maquete que quero continuar a desenvolver no Fab Lab. Durante uma residência artística, fiz um inventário de todas as peças e recriei-as como miniaturas em foamboard. Convidei crianças para brincarem com essas peças e construirem uma nova estrutura a partir desses fragmentos e ruínas.
Agora, quero desenvolver esse jogo-maquete de forma mais resistente e estética, para que seja um jogo e também uma obra de arte.
Este projeto fala sobre a capacidade de lidar com a perda de um espaço e usar a ruína como um potencial material para a reconstrução. Pretendo levar esse jogo-maquete para espaços públicos, escolas e exposições onde eu entrega os fragmentos da minha escada para que os outros possam reimaginar essa estrutura. Pretendo documentar essas muitas montagens que serão feitas por pessoas de várias idades, classes sociais, contextos geográficos etc. Acredito que esse trabalho de arte pode iniciar muitos desdobramentos.
Preciso de apoio dos técnicos e da infraestrutura do Fab Lab pois tenho um conhecimento básico de marcenaria.
O trabalho é de minha autoria mas é feito para ser compartilhado e manipulado por muitas pessoas.
Imagino este trabalho em madeira e a primeira ideia que tive para a sua construção é fazer as peças com furos e produzir pequenas cavilhas que fariam os encaixes as peças em diversos sentidos e orientações. Eu não quero que tenha uma instrução de montagem ou uma forma certa de organizar as peças, por isso quero que as peças sejam amplamente manipuláveis.
Muito obrigada!