Os Montadinos são brinquedos de dinossauro para montar e decorar. São um projeto pessoal que criei há 10 anos e que já rendeu alguns presentes pra crianças da família. Estou querendo torná-los mais sustentáveis, por isso estou explorando materiais reciclados (placas de HDPE, feitas com tampinhas de garrafa). Tenho amostras de placas em diferentes espessuras, cedidas como amostra pela Arte 8 Reciclagem.
Brinquedos infantis atuais podem deixar pouco espaço para a imaginação. À vezes eles têm muitos recursos (como usar eletrônicos para se movimentar sozinhos ou tocar som), ou ainda podem ser muito realistas, com cores, detalhes, e texturas. Parece que só falta o brinquedo brincar sozinho. Os Montadinos foram pensados como um brinquedo simples, minimalista, mas com personalidade. Que instigasse crianças (e adultos) a observar suas peças e modulares e montá-las. E que permitisse que as pessoas enxergassem em suas formas geométricas simples um olho, uma cabeça de Brontossauro e seu pescoção, uma cauda, e até um bracinho de T-rex.
Os Montadinos foram criados por mim (Vinicius Sueiro) durante uma disciplina de Design de Brinquedo em 2016 na FAU USP (inicialmente em MDF cortado à laser, em tamanho pequeno). Em 2019, retomei o projeto, com placas de EVA e madeira marfim (agora em protótipos maiores, testados com crianças). Agora, em 2025, quero explorar materiais reciclados (placas de HDPE — tampinha de garrafa) como alternativa mais sustentável.
Os protótipos de 2016 foram feitos com placas de 3 e 6mm de MDF cortadas a laser na oficina da FAU USP. Os de 2019 foram placas de EVA de 10 e 20mm cortadas com faca e prensa de corte hidráulica (balancim) em oficina terceirizada. Em 2025 testei uma prensa de corte manual e também estou explorando materiais recicláveis (como placas feitas com tampinha de garrafa).