Pintura com os 5 sentidos: experimentos com o abstrato

Área de atuação
Arte e criatividade
Data de publicação
14/05/2024 - 14:23
O que é?

“Pintura com os 5 sentidos: experimentos com o abstrato” é uma oficina de 5 encontros, que tem como objetivo propor práticas de vivências imersivas e intuitivas de pintura abstrata utilizando como caminho de exploração os 5 sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição), a partir de linguagens e investigações diversas como ponto de partida para a criação de uma pintura final por cada participante.

3 horas cada encontro
5 encontros: 15 horas no total

Este documento apresenta uma proposta de oficina de 5 encontros, existindo a possibilidade de ser reduzida e adaptada para um único encontro ou menos que 5 encontros, conforme necessidade do espaço/instituição sendo pré-definido com Mariana Rodrigues.

Porque?

A oficina propõe 5 encontros presenciais, uma vez por semana, durante cinco semanas seguidas, com duração de aproximadamente 3h00 cada, dedicados a práticas de pesquisa, reflexão, imersão e experimentação. A partir de uma reflexão acerca dos 5 sentidos discutiremos e mergulharemos nas pinturas vindas do inconsciente, em cada encontro exploraremos um sentido.

Durante o período do curso, os participantes explorarão técnicas de pintura intuitiva dentro das metodologias imersivas coletivas propostas. No início do curso cada aluno ganhará uma tela de 70x40 cm para utilizar durante as práticas de experimentação de cada aula, e ao final do curso poderá levar a obra para casa. Os trabalhos realizados serão expostos em cada aula para que possamos compartilhar coletivamente as sensibilidades e impressões das pinturas em cada etapa do curso, tendo em vista as produções de cada um.

Quem?

A prática está destinada para pessoas de diversas idades, a partir dos 10 anos, com interesse por pintura e artes visuais, em especial a pintura abstrata, não sendo um requisito ter a vivência anterior com pintura. Esta oficina também pode ser construída exclusivamente para crianças conforme necessidade e interesse do espaço/instituição, sendo pré-definido com Mariana Rodrigues.

Como?

Cada encontro será dividido em 3 momentos: parte teórica onde vamos refletir o sentido abordado do encontro a partir de referências; parte prática onde vamos fazer vivências e experimentos de pintura com o sentido do encontro, aplicando as referências abordadas no primeiro momento; no terceiro e último momento vamos compartilhar os caminhos de pintura que o sentido proporcionou a cada um dos participantes, neste momento cada participante compartilha com o grupo suas percepções sobre aquele encontro. Para isso usaremos como apoio didático referências textuais, referências artísticas e vídeos. Esse material será disponibilizado para os participantes durante o período da oficina. Sendo assim, a ideia é que a tela de 70x40 cm seja preenchida por partes nos encontro, ao final da oficina a tela estará completa e preenchida de forma intuitiva pelos caminhos do imaginário subjetivo de cada participante dentro da intersecção com os 5 sentidos. No último encontro faremos uma breve exposição dos trabalhos na parede da sala.

Encontro 1 - Visão. Novos sentidos de visão:
O objetivo deste encontro é desconstruir o olhar que está condicionado a enxergar e assimilar tudo em figuras já conhecidas. A partir desse ponto inicial apresentarei meu trabalho enquanto uma artista visual do abstrato, trazendo referências de outros artistas que tenho como inspiração do meu trabalho para refletirmos e imaginarmos juntos uma nova possibilidade para a visão.

Encontro 2 - Audição. Novos sentidos de audição:
O objetivo deste encontro é ativar novos sentidos para além das visualidades, a partir do segundo encontro os participantes mergulharão no despertar dos 5 sentidos, deixando com que novas possibilidades de figuras tomem forma através das frequências do som. Neste encontro apresento artistas que trabalham o som para criar suas frequências de imagem.

Encontro 3 - Olfato. Novos sentidos para o olfato. Exercício respiratório.:
O objetivo deste encontro é abrir nosso olfato para o ar passar. Em meio a turbulência da cidade não conseguimos muitas vezes parar um momento para respirar profundamente, neste encontro tratei exercícios respiratórios que dão a possibilidade de ativar nosso olfato, criando estados de presença e profunda conexão com os sentidos.

Encontro 4 - Tato. Novos sentidos para o tato:
O objetivo deste encontro é criarmos novos sentidos e possibilidades para o tato. Neste encontro os participantes explorarão o tato através da própria pele, para ativarmos a bioenergética do corpo através do toque sutil. Neste encontro trarei exercícios físicos de conexão com o corpo através do tato.

Encontro 5 - Paladar. Novos sentidos do paladar:
O objetivo deste encontro é degustar das sensibilidades do paladar, trazendo comidas afetivas que nos remetem a estados de memórias agradáveis, abrindo nosso paladar para novas possibilidades de sentir. O último encontro terá comidas afetivas para confraternizarmos ao final, no momento em que os trabalhos serão expostos.