Impressão 3d no apoio ao ensino de Medicina Veterinária

Temática
Saúde
Área de atuação
Impressão 3D
Data de publicação
23/03/2023 - 10:00
O que é?

O objetivo do projeto é criar protótipos na impressora 3d voltados ao ensino das matérias do curso de graduação de Medicina Veterinária, como de exemplo a criação de orgãos e sistemas do corpo de animais para a matéria de anatomia e fisiologia, células para histologia, estrutura de microorganismos para microbiologia e imunologia, entre outros.

Porque?

Acredito que por meio da visualização das estruturas pessoalmente é possível que o aluno tenha maior rendimento estudantil, além de obter maiores percepções ao estudar e poder tirar duvidas. Muitas pessoas necessitam de mais estímulos visuais, auditivos e de tato para que possam gravar informações.
Através desse projeto tenho o intuito de realizar uma iniciação científica na universidade, para poder espalhar o trabalho e a informação, além de futuramente instigar um novo método de ensino para as instituições. Seria maravilhoso se o FABLAB pudesse contribuir para essa pesquisa científica, sou moradora da periferia e baixa renda, a aprovação da bolsa da iniciação cientifica é uma forma de auxiliar a continuar meus estudos.
Além de ser importante para que as pessoas reconheçam a importância do FABLAB, do apoio a políticas públicas voltadas a tecnologia, além do auxilio tanto nos estudos dos estudantes, quanto ao auxilio mental aos mesmos já que os cursos na área da saúde exigem muito do psicológico dos estudantes, tendo grande índice de estresse e esgotamento, como na síndrome de burnout, a aplicação de protótipos que auxiliem no entendimento irá facilitar o processo de aprendizagem.

Quem?

Meu nome é Bruna de Macedo Souza, nascida em São Paulo, na periferia de Taipas, estudante de Medicina Veterinária da universidade Cruzeiro do Sul. Busco o apoio da FABLAB para iniciar uma pesquisa científica, junto ao meu professor-orientador, para realizar o projeto de criação de protótipos que materializam meios de ensino das matérias do curso de graduação de veterinária. Como orgãos, partes do corpo, células e microorganismos.

Como?

Através do estudo das matérias de medicina veterinária, enxergar o que pode ser impresso e materializado na impressora 3D, afim de melhorar a visualização e entendimento dos alunos. Como por exemplo imprimir ossos, orgãos, sistemas do corpo, células e outros objetos para o estudo.