Pinturas do inconsciente: Experimentos com o abstrato e os pigmentos naturais

Temática
Sustentabilidade
Área de atuação
Arte e criatividade
Data de publicação
14/05/2024 - 14:14
O que é?

“Pinturas do inconsciente: experimentos com o abstrato e pigmentos naturais” é uma oficina com duração de três horas, onde exploraremos a pintura abstrata intuitiva a
partir do uso de pigmentos naturais de terras.

A oficina propõe um encontro com duração de três horas dedicadas a práticas de reflexão, imersão e experimentação. A partir de uma reflexão acerca do sensível faremos uma prática que induz à meditação para refletirmos sobre a intuição e o reino sutil da natureza e da terra, para assim entendermos as pinturas vindas do inconsciente. Durante o período do curso, os participantes explorarão técnicas de pintura intuitiva dentro das metodologias imersivas coletivas propostas. Os trabalhos realizados serão expostos em cada aula para que possamos compartilhar coletivamente as sensibilidades e impressões das pinturas em cada etapa do curso, tendo em vista as produções de cada um.

Porque?

“Pinturas do inconsciente: experimentos com o abstrato e pigmentos naturais” tem como objetivo propor práticas de vivências imersivas e de experimentação com pintura abstrata utilizando pigmentos naturais de terras. Nesta oficina os participantes aprenderão a coletar e fazer tintas com terra, e assim explorar essas técnicas na linguagem da pintura abstrata.

Quem?

A prática está destinada para pessoas de diversas idades, a partir dos 10 anos, com interesse por pintura e artes visuais, em especial a pintura abstrata, não sendo um requisito ter a vivência anterior com pintura. Esta oficina também pode ser construída exclusivamente para crianças conforme necessidade e interesse do espaço/instituição,
sendo pré-definido com Mariana Rodrigues.

Como?

O encontro será dividido em 4 momentos: a primeira parte de reflexão e práticas que induzem a meditação; momento explicativo sobre os pigmentos naturais; parte prática onde vamos fazer vivências e experimentos de pinturas abstratas com os pigmentos naturais, aplicando as referências abordadas nos momentos anteriores; o quarto e último momento será sobre a partilha e exposição das pinturas criadas pelos participantes.

Momento 1 - Introdução
No primeiro momento da oficina trarei reflexões sobre a intuição e as sensibilidades dos sentidos, criando práticas que induzem ao estado de meditação dos participantes, a fim de ativar a escuta e a intuição sobre o reino sutil da natureza e principalmente da terra.

Momento 2 - Explicação da experimentação com pigmentos naturais de terras
Neste momento apresentarei os materiais que utilizaremos para os experimentos com as pinturas abstratas, explicarei cada um deles. Trarei uma breve abordagem do que é a linguagem da pintura abstrata e de como podemos acessá-la no nosso inconsciente. E assim guiarei para a construção dos pigmentos naturais, explicando como fazer a coleta das terras e como criar tintas a partir delas.

Momento 3 - Experimentação dos pigmentos naturais e criação de pinturas abstratas
Neste momento nos dividiremos em pequenos grupos para que cada um possa experimentar e criar cores com os pigmentos naturais. A ideia é que depois dos pigmentos prontos para serem utilizados, possamos partilhar as cores com os outros grupos, ou seja, todos os grupos poderão utilizar todas as cores e pigmentos. As pinturas serão realizadas em papel. E estarei disponível e auxiliando nessa construção coletiva.

Momento 4 - Final. Momento de partilha e compartilhamento das pinturas realizadas
Na última parte da oficina, cada participante pendurará seus papéis com as pinturas e experimentos no varal de exposição. Neste momento os participantes irão compartilhar suas impressões e sensibilidades sobre a própria pintura e sobre como foi utilizar tintas a partir de pigmentos naturais. Este é um momento de partilha, acolhimento e escuta.